Nossa História

UM HOMEM, UM SONHO…

Na Veneza do século XIX, um jovem sacerdote, atendeu aos apelos que Deus lhe fazia através da realidade difícil na qual estava inserido: período de guerras com a Áustria, crianças órfãs abandonadas pelas ruas, entregues aos maus costumes, aos vícios, aos perigos.

 

O amor por Jesus Cristo e pelo Reino de Deus deixava seu coração inquieto. Ele precisava dar uma resposta amorosa à situação daquelas crianças e jovens. Através da educação, ele sonhou salvá-las, e conseguiu – salvou muitas! Contando com o auxílio de outras jovens sonhadoras. As pessoas de seu tempo já diziam dele: “É um santo!”. Em sintonia com esse sentimento de quem com ele conviveu, em 2015 ele foi proclamado Beato pela Igreja Católica. Este jovem sacerdote, santo e sonhador é para nós um exemplo a ser seguido. Ele pensou em tudo e deixou herdeiras e herdeiros do carisma que recebeu de Deus. Seu nome: Luís Caburlotto (1817-1897). Sobre seus herdeiros e herdeiras, bem… é outra parte da história…

 

Herdeiras de um sonho…

 

As jovens sonhadoras que ajudaram o Padre Luís nos cuidados com as crianças eram catequistas da paróquia onde ele trabalhava. Com o passar do tempo, o número de leigas no grupo foi aumentando. As moças solicitaram ao sacerdote que as organizasse numa congregação religiosa.

 

Feliz com a decisão e prontamente atento ao pedido, o Beato Padre Luís Caburlotto fundou o Instituto das Filhas de São José em 30 de abril de 1850. O sacerdote confiou ao modelo e exemplo de São José – educador de Jesus, o carisma educativo de sua congregação!

 

As Filhas de São José foram responsáveis por fazer com que o sonho e o carisma do padre se estendessem no tempo e no espaço. Fiéis ao sonho inicial, as Irmãs continuam acreditando que “Educar é salvar!” e que a “Educação é arte do coração!”. Da Itália, as Irmãs foram para o Brasil (1927), para as Filipinas (1992) e para o Quênia (2002), levando educação a jovens e crianças desses vários países e das mais diferentes condições sociais.

 

É o sonho do sacerdote veneziano que se realiza também hoje, na ação das Filhas de São José e de muitos outros educadores que são fiéis ao carisma educativo do Beato Padre Luís Caburlotto. São seus herdeiros e herdeiras, continuadores de seu sonho. Mais que isso: continuadores de sua ação cristã no mundo.

 

Assim, desde o tempo das Irmãs pioneiras, muitas foram as Filhas de São José que dedicaram suas preciosas vidas nas Unidades Educativas e Unidades de Assistência Social, realizando aquele sonho bonito que saiu do coração de um sacerdote veneziano. Juntamente com educadores leigos e leigas, nas mais diferentes tarefas, elas mantêm acesa a chama do carisma educativo herdado do Beato Padre Luís Caburlotto – a educação que salva, pois arte do coração e de renúncia pessoal!

 

Mas o mais bonito disso tudo é que nós fazemos parte da realização desse sonho. E isso é outra parte da mesma e bonita história…

AGORA O SONHO É SEU…

Hoje as Unidades Educativas do IFSJ oferecem Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio com excelência acadêmica e formação cristã. As Unidades de Assistência Social oferecem aos usuários processos vivenciais de emancipação pessoal e cidadania. Esta história continua e é, também, a história de todos os que convivem nos espaços do IFSJ.

 

Realizar o sonho do Beato Padre Luís Caburlotto, que brotou do coração de Deus, é uma urgência. O sonho de um mundo melhor para se viver, sonho de educação como arte do coração, que ajude a salvar as pessoas! E tem muita gente para continuar realizando o sonho: Filhas de São José, educadores, voluntários, pais, mães, familiares, e centenas de jovens e crianças que, a cada dia, convivem nas Unidades Educativas do Instituto.

 

Se você ainda não está conosco, venha fazer parte dessa história: esperamos por você!

Nossas Unidades

  • Vila MatildeVila Matilde
  • Sagrada FamíliaSagrada Família
  • PORTO FELIZPORTO FELIZ
  • AcademiaAcademia
  • Casa ComunitáriaCasa Comunitária
  • Lar Dom Luís CaburlottoLar Dom Luís Caburlotto
  • Recanto Arte JuvenilRecanto Arte Juvenil
  • Casa São JoséCasa São José